Sexta-feira, 30 de Maio de 2008

Betta Splendens

Boas tardes !

 

Como ainda ando à espera que as bacteriazinhas cresçam para meter lá mais peixinhos, gostava que conhecessem mais um pouco acerca do peixe ornamental que para mim é dos mais interessantes, e o qual será indubitavelmente a atracção principal do meu aquário: o seu nome, Peixe Siamês Combatente ou Betta Splendens:
 

 

 

 

 

Nestas duas imagens ( de 2 machos, pois as fêmeas são mais pequenas e sem caudas tão giras ), podemos ver que existem diversos tipos de caudas, sendo para mim a mais espectacular a CrownTail ( 3ª Foto ). É um destes que quero meter no meu, mas na cor branca se conseguir arranjar. Podem ver muitas fotos que são um espectáculo no site de um criador português em http://bettamadeirastock.blogspot.com/ .

 

Abaixo segue a ficha deste peixe tão engraçado, com a devida vénia aos autores do artigo (Bruno Gonçalves em Aquariofilia.net), e editada por mim nalguns sítios:

 

Nome científico - Betta splendens

Nome vulgar - Peixe lutador Siamês

FamíliaBelontidae

Descrição - Longas barbatanas dos machos em perfeitas condições formam um circulo completo. Fêmeas tem barbatanas muito mais pequenas.

Origem - Sul da Ásia mais precisamente das aguas pouco rápidas da Tailândia, Sião

Dimensão - 7cm

Agua - PH neutro para ácido (6,8-7,0)

Temperatura - 26-32º C

Características - Peixe extremamente territorial devendo-se manter apenas um macho por aquário.Quando o macho fôr para reprodução deve ser maior do que a fêmea para que consiga "abraçá-la" e apanhar os ovos. Esta espécia gosta de aquários bem plantados, principalmente com plantas flutuantes, como se fosse um pântano (devido à zona donde provêm).

Comida - comida viva, ração seca, artêmias, larvas de mosquito, minhocas picadas, patês e infusorios, etc.


Pertencente à família dos Belontidae é um omnívoro que nada em todos os níveis do aquário. É oriundo do sul da Ásia, mais precisamente das águas pouco rápidas da Tailândia. O nome Betta vem de uma Tribo Guerreira chamada "Ikan Betta" que era temida por sua grande agressividade. O nome Splendens é "Esplendoroso" em latim.

 

Quando erectas em posição de ataque as longas barbatanas dos machos em perfeitas condições formam um circulo completo, tendo as fêmeas barbatanas muito mais pequenas. Os Bettas são peixes labirintídeos, isto é, possuem um órgão de respiração que lhes permite sobreviver em águas mais pobres em oxigénio, visto que podem respirar ar à superfície.

 

Este peixe não se dá com todas as espécies, o Betta vai denominar que o aquário é dele, e vai-se impor a todos os demais peixes que ele considere uma ameaça para ele (nomeadamente aqueles com caudas mais chamativas em termos de cores).

 

Procure sempre excitar o macho pelo menos meia hora por dia, isso faz-se colocando um espelho à frente dele para exercitar as barbatanas e esticá-las todas.


Foram introduzidos na Europa, em 1890. Foi nessa época que eles começaram a aparecer no mercado para aquários. Este lindo peixe tem uma duração de vida de 2 a 3 anos e é preciso ter cuidado para não lhes tapar o caminho ate a superfície, visto que ironicamente podem morrer afogados. O tempo crítico dos Bettas é da 3º semana à 5º semana de suas vidas, onde o nível de mortalidade dos alevinos é muito alto.
 

E pronto, já ficaram a saber mais um pouco acerca deste peixinho com uma personalidade muito forte, mas belíssimo ! Quando tiver o meu, meto aqui umas fotos dele ;) Já agora, aceitam-se sugestões para o nome !

 

Até à próxima !

 

publicado por omeuaquario às 16:11
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Mais uns...menos uma !

. Finalmente...o Betta !

. Ti no ni

. Personalidades

. Tragédia...RIP !

. Perdi a cabeça !

. Novas Adições !

. Betta Splendens

. Benvindos

.Arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

.tags

. todas as tags

.Visitantes

blogs SAPO

.subscrever feeds