Quarta-feira, 28 de Maio de 2008

Benvindos

Ora então este blog vai servir para vos ir contanto as minhas aventuras e desventuras no mundo da aquariofilia. O aquário já foi inaugurado no dia 11 de Maio, por isso vamos fazer primeiro uma breve retrospectiva pelo que já foi feito !

Dia 11 Maio

Após semanas de insistência do meu amigo Luís, lá fui eu com ele a S. Domingos de Rana à Naturline para escolher o meu aquário. Tinha de ser pequeno porque não tenho muito espaço no quarto, por isso optei por um de 60cm de largura, com capacidade para 84 litros da Aquapro. Arranjei também um filtro externo da Eheim, o Ecco Comfort 2232. O móvelzito também foi adquirido, bem como os restantes componentes como o areão preto (para contrastar melhor com os peixes), os troncos e as diversas pedras (são calcárias por isso lá vai o pH por aí acima, mas há-de baixar). O sr. da Naturline foi simpático em fornecer-me com algumas plantas flutuantes, que hoje já se multiplicaram a olhos vistos ! Também adquiri as bactériazinhas para o filtro, para meter o aquário a ciclar mais depressa. E não me esqueci do substrato para ajudar as plantinhas !

Ora bem, após uma tarde divertida a decorar o aquário e a montar tudo, lá fiquei até às 4 da manhã a montar o móvel para suportar aquele peso monstro (qse 100kg). Nesta altura tenho de agradecer ao meu irmão Jorge que com os seus conhecimentos de engenharia me ajudou a montar o dito cujo móvel, e à Anocas que o foi buscar a Oeiras :D

Abaixo podem ver o resultado deste dia de trabalho intenso, como podem ver ainda tava um bocado vaziozito...


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Notem na divertida tabuleta a dizer "No Fishing" ahahaha tão cómico :D Nesta fase ainda andava com o problema das plantas flutuantes que devido à correnteza da água que saía do filtro passeavam pelo aquário tipo doidas ! Acima podem ver um plano mais aproximado da pedra principal. Depois arranjei uma ânfora, mandei-lhe uma martelada e pimba, ficou com o ar de tesouro antigo. Depois há-de ter plantinhas a crescer lá dentro para fazer o contraste.

Dados Técnicos do dia:

pH: 7.4
Temperatura: 27º
Nitritos: 0.5
Nitratos: 250


*não sei se estes dados estarão muito certos porque os primeiros testes que comprei era uma bela treta.

Dia 12 de Maio

Neste dia, depois de já estar tudo montadinho, meti mais bactérias da Waterlife para começar a ter condições para os peixinhos viverem e Musgo de Java nos troncos ! Ora isto foi uma tarefa deveras interessante, porque andar com fio de pesca a dar nós a musgo não é fácil ! Felizmente a minha querida mãe veio em meu auxílio e lá deu uns nózinhos e aquilo ficou uma maravilha. Agora é esperar que cresça !

Dia 13 de Maio

Neste dia não tive tempo para muita coisa, só meti mais umas tampinhas de bactérias para ajudar no ciclo.


Dia 14 de Maio

Temos plantas ! Neste dia já meti 3 plantinhas para meter qualquer coisa naquele fundo tão branquinho ! Infelizmente não me lembro do nome científico das ditas cujas.. Ah, e este foi o dia em que fiz a primeira troca de água com o garrafão de 25 litros ! Muita dor de costas tive, mas agora já tou mais esperto, e com o sifão e um tubinho já faço isto a brincar ! Entretanto comecei a fazer o meu super-difusor caseiro de CO2, com garrafa de refrigerante, tubo, válvula anti-retorno, pedra difusora, gelatina, bicarbonato de sódio, açúcar e fermento de padeiro ! Tudo isto para as plantinhas crescerem frescas e viçosas :D eheh as coisas que uma pessoa aprende ! Neste dia ficou a garrafa no frigorífico a solidificar...

Dados Técnicos do dia:

pH: 7.4
Temperatura: 25º
Nitritos: 5
Nitratos: 175

Dia 15 de Maio

Aprendi neste dia que tenho um azar do caraças ! Tinha 50% de hipóteses de acertar com a posição certa da válvula, mas com a minha sorte aquilo ficou montado ao contrário ! Moral da história: não saía CO2 ! Ora após passar o dia a pensar porque raio aquilo não bombava, lá cheguei a essa feliz conclusão ! Agora bomba que é uma delícia ! De resto nada mais de novidades, enfiei mais bacteriazinhas lá para dentro e a água começou a ficar mais limpinha. Ah ganda filtro !

Dia 16 de Maio

Neste dia não houve nada de especial, só andei a podar as plantas de superfície, porque já tinham folhas meio lixadas, e assim pode ser que cresçam mais potentes !

Dados Técnicos do dia:

pH: 7.4
Temperatura: 25º
Nitritos: 7.5
Nitratos: 175


Dia 17 de Maio

Dados Técnicos do dia:

pH: 7.2
Temperatura: 25º
Nitritos: 7.5
Nitratos: 175

Dia 18 de Maio

Ora bem, mais plantas ! Mais 2 rasteirinhas e 3 Sessiflora para o fundo ! Qualquer dia isto já parece uma floresta ! Só vos digo que plantar isto com aquário cheio, é uma chatice, devia ter posto mais areão no fundo para ser mais fácil enfiar as raízes, mas pronto ! E este também foi o dia em que foi feita a 2ª TPA (troca parcial de água) de para aí 20 Litros, desta vez muito mais simples (meu rico sifão !). Abaixo seguem as fotos para verem a evolução que houve numa semana:


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Já parece outra coisa né ? :D Reparem na pedrinha em forma de caveira em baixo do lado direito, que o meu querido irmão fez o favor de me emprestar ! Em cima do lado esquerdo -a azul - está o soberbo difusor de CO2, se precisarem de um igual avisem !

Dados Técnicos do dia:

pH: 7
Temperatura: 25º
Nitritos: 7.5
Nitratos: 175


Dia 19 de Maio

E temos vida aquática ! A eleita foi uma Corydora Panda baptizada Moon ! É ela que teve o prazer de inaugurar o aquário ! E 84 litros de água só para ela é mesmo muito litro ! Ficou foi muito envergonhada, e mal se mexia. Mas agora já tá menos envergonhada eheheh e já passeia pelo aquário todo, apesar de preferir o fundo ;) . O bicharoco é um dos que podem ver abaixo:


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Este peixe é bom em cardume para limpar o fundo do aquário, sendo por isso muito trabalhador (tipo eu). De referir que sózinhas ficam muito envergonhadas e mal se mostram, preferindo andar escondidas no meio das plantas. Em cardume já não têm esse tipo de problemas.

Dia 20 de Maio

Dados Técnicos do dia:

pH: 7.4
Temperatura: 27º
Nitritos: 1.6
Amónia: 0.3


Dia 22 de Maio


Neste dia meti mais umas plantinhas, as Eloria Densa, para preencher mais aquele fundo do aquário. E como andava a ver uma camada branca de volta das plantas e das pedras, arranjei Fungol e Algol e pimba ! Mandei aquilo lá para dentro, só que como um dos ingredientes é o Azul de Metileno, fiquei com o aquário azul durante umas horitas ! Nada que o filtro não resolva... Ah, e aproveitei e fiz mais uma TPA de 20 litros para limpar os nitritos mais um bocado.

Dia 24 de Maio

E mais Corydoras ! Desta vez são as Corydora Albina ( a Lullaby e a Oreo ) que vão fazer companhia à Moon ! Assim as 3 já andam todas divertidas a passear pelo aquário. E são comilonas e meio doidas, quando não andam a escarafunchar nas pedras à procura de comida, lá andam a fazer sprints de um lado a outro do aquário. São muito giras, e o plano é ter 3 Albinas mais 3 Panda lá mais para a frente. Podem vê-las abaixo, são todas branquinhas, logo destacam-se muito bem contra o fundo preto do areão.


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Dados Técnicos do dia:

pH: 7.4
Temperatura: 27º
Nitritos: 0.1
Amónia: 0


Dia 25 de Maio

Hoje foi o dia da manutenção: mais uma TPA de 20 litros, andei a limpar o filtro e a tirar o carvão activado que estava lá dentro, que já se passaram quase 15 dias desde o início. De resto nada de mais a registar, tenho os peixinhos a passear e a alimentarem-se bem, são umas comilonas, mas só lhes dou de comer 1x por dia para andarem a aproveitar bem os restos do fundo e não ficar com o aquário todo sujo !

Dados Técnicos do dia:

pH: 7.4
Temperatura: 27º
Nitritos: 0.1
Amónia: 0

Dia 26 de Maio

E para quem gosta de camarões, neste dia arranjei 6 White Pearl, branquinhos também para me ajudarem com a limpeza das plantas e do fundo ! São um espectáculo, e os que arranjei já são grandotes, à volta de 2cm por isso não têm medo nenhum e andam por ali à vontade. Os mais pequenos gostam é de andar escondidos por trás das pedras, por isso só costumo é ver os mais granditos a passear pelo fundo e pelas folhas das plantas ( que por acaso até têm crescido bem, especialmente as maiores ). Abaixo podem ver a imagem de um dos camarõezitos que arranjei:


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Só mais uma coisa, arranjei um produto para as plantas crescerem mais, o Tropica Aquacare, que se mete uma vez por semana e que contém todos os nutrientes para crescerem que é um espectáculo. Quando tiver orçamento tenho de meter umas lâmpadazitas melhores, mas por enquanto ficam aquelas...

Entretanto ficam mais algumas fotos do aspecto actual do aquário, já com os habitantes por lá a passear:


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Nesta podem ver um dos camarões em cima da pedra maior


Dia 28 de Maio

Nãooooooooooooooooooooo ! Hoje tive a minha primeira fatalidade :( :( ! Acordei e lá tava um dos camarões deitado no fundo ! Inda lhe mandei uns tokzitos a ver se ele se mexia...mas nada feito ! Não sei que lhe aconteceu porque os outros parecem bem...um até já mudou de casca e tudo ! Ah e as Eloria Densa também já as tirei porque um desses camarões gostava muito delas, e já tavam todas ratadas ! Devia pensar que era a salada só pode ! Sacanóide ! Agora tenho de arranjar umas com as folhas mais espessas porque nessas eles já não mexem...

E pronto, este é o ponto de situação até hoje, esperem por mais novidades nos próximos dias ! A ideia agora é arranjar mais 3 Corydoras e depois começar a meter os peixes ornamentais propriamente ditos, junto com mais umas plantinhas para encher o fundo, e umas rasteiras para meter mais verdinho o areão preto. E ainda tou a pensar se não valerá a pena meter mais CO2...enfim, vamos ver nos próximos dias !

publicado por omeuaquario às 22:38
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Marisa Faria a 29 de Maio de 2008 às 10:26
Ai que saudades...de quanto tinha um! Pois é...é viciante, entusiasmante, vermos "vida" a crescer de dia para dia. É as plantinhas...os peixinhos. Um que está vivo hoje e morre amanhã e ficamos de coração partido e confusos por não saber como aquilo aconteceu. Afinal, não há hospitais para peixes nem autópsias! Mas continuando, lembro-me de ter aquários desde pequena. A minha mãe tinha um, de 60 litros. Lembro que havia um parecido com um tubarão, que lá de vez em quando ia tirando umas barbatanas a um e outro! Havia um cardume de peixinhos muito pequeninos, tinham práí 1 cm de comprimento e eram prateados, mas quando se mexiam para virar de direcção, via-se muitas cores nas escamas e era um espectáculo lindo! Vê-los a virarem todos ao mesmo tempo! Esses eram sem dúvida os meus preferidos! Também havia um preto e branco, tipo aqueles peixes tropicais...esse foi o que durou mais tempo! Fugia do tubarão! Heheheh...
Eu tinha 14 anos, mas já tinha um aquário todo fino! Com bolhinhas...que saiam de uma ameijoa! Hahahaha...agora que escrevo isto, até dá vontade de rir! Naquele tempo, as ameijoas serviam para enfeitar aquários! Agora usam-se tabuletas : "No fishing"! E isso inclui as ameijoas, presumo!
Bem, podia continuar a contar mais peripécias com aquários...mas não me quero alongar mais. No dia que o aquário foi à vida, usava-o para por peixinhos e caranguejos! Hehehe...trazia do mar! Já tive um cavalo marinho! Agarrou-se à minha irmã na praia e ficámos com ele! ìamos nadar e ele ia connosco...agarrava-se ao nosso dedo e não largava! Bons velhos tempos...

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. Mais uns...menos uma !

. Finalmente...o Betta !

. Ti no ni

. Personalidades

. Tragédia...RIP !

. Perdi a cabeça !

. Novas Adições !

. Betta Splendens

. Benvindos

.Arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

.tags

. todas as tags

.Visitantes

blogs SAPO

.subscrever feeds